Em novembro valor da cesta básica diminui em Pouso Alegre

Após quatro meses consecutivos de alta, o Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) apresentou uma leve queda de -0,44% no mês de novembro em comparação com outubro. Desde o início da pesquisa em março deste ano o índice acumula alta de 13,98%. A batata e o café em pó foram os produtos com maiores altas, enquanto a banana e o leite integral tiveram as maiores quedas.

A pesquisa ocorre por meio do levantamento de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, tendo como base a metodologia utilizada nacionalmente pelo DIEESE.

O valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Pouso Alegre neste mês de novembro é de R$575,88, correspondendo a 56,60% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 115 horas e 11 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Entre outubro e novembro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Pouso Alegre, cinco tiveram alta dos preços médios: batata, café em pó, carne bovina, óleo de soja e açúcar refinado. Oito produtos apresentaram queda em seus preços médios: banana, leite integral, tomate, feijão carioquinha, manteiga, arroz, farinha de trigo e pão francês.

Com exceção dos produtos batata, banana e leite integral, todos os demais tiveram variações mais tênues nos preços médios. Isso pode ser explicado pela dinâmica da produção e também pelo comportamento da demanda do consumidor, que busca diminuir o consumo daqueles produtos que estão mais caros. A deflação deste mês foi muito pequena e não traz um alívio para os consumidores visto que o valor desta cesta ainda se encontra bastante elevado e representando mais da metade do salário mínimo líquido. Nos próximos meses as variações dos preços serão muito dependentes da dinâmica da oferta e do comportamento da demanda, principalmente externa. Conforme estamos salientando nos relatórios de outras localidades, os consumidores precisam continuar atentos às possibilidades de substituição de produtos e marcas a fim de diminuir o impacto no orçamento doméstico.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos