Justiça digital é o tema do 1º encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas

Em dezembro de 2021, junto ao lançamento do curso de Direito do Grupo Unis nas cidades de Varginha e Cataguases, o Unis propôs a criação do Conselho Jurídico do Sul de Minas.

Reunindo renomados magistrados e lideranças regionais, o Conselho busca a promoção de estudos jurídicos e debates sobre temas relevantes da área, junto a palestrantes compartilhando suas experiências e vivências jurídicas, visando o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, em meio às transformações do mercado e avanço irrefreável da tecnologia, buscando fomentar o intercâmbio de docentes/discentes, a sociedade e a comunidade jurídica regional.

No dia 15 de junho aconteceu o 1º encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas, recebendo o palestrante Hugo Malone, que falou aos cerca de 50 presentes sobre: “As perspectivas e desafios da justiça digital no Brasil”. Autor do livro “Manual da Justiça Digital: compreendendo a Online Dispute Resolution e os Tribunais Online”, Hugo trouxe suas impressões sobre a relação entre a área jurídica e as tecnologias, ressaltando que a justiça digital é uma pauta do presente, não mais do futuro.

O palestrante apresentou diversas oportunidades, soluções e desafios que a área jurídica vem encontrando no âmbito digital, destacando a tecnologia como um importante facilitador para a resolução prática e eficiente de diversas demandas jurídicas em um movimento que foi impulsionado pela pandemia, e demonstrou o atraso da área em se adaptar e se utilizar da tecnologia para o progresso das atividades jurídicas.

Ainda assim, o palestrante ressaltou as preocupações da área neste processo de digitalização, como a taxa de acesso da população brasileira à ferramentas e serviços digitais, que ainda aponta uma importante parcela do país com baixo ou nenhum acesso a tecnologias no seu dia a dia, além da necessidade de integração nacional deste processo de adaptabilidade dos magistrados e tribunais, para que a implementação das soluções digitais em seus trabalhos diários seja feita de forma eficiente.

Sobre o Conselho Jurídico

O Conselho Jurídico é fruto do compromisso social do Grupo Unis, que desde sua gênese, assumiu o compromisso de uma relação de ensino-aprendizagem que corresponda às necessidades sociais da região em que atua, seja na formação de profissionais envolvidos com uma inserção social responsável, seja nas atividades extensionistas e de iniciação científica, capazes de refletir sobre os impactos jurídico-institucionais no processo de desenvolvimento regional.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos