IMPC indica deflação em Varginha no mês de janeiro

O Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis) indicou queda de -1,34% no nível geral de preços em Varginha no mês de janeiro em comparação com dezembro. Porém, considerando o acumulado de 12 meses, entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, a inflação geral na cidade chega a 9,43%.

Ressalta-se que o IMPC-Unis é um indicador do comportamento médio dos preços calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo GEESUL, sendo composto por 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Tais grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

No mês de janeiro, o grupo que apresentou maior elevação foi educação (8,81%), oriunda principalmente dos reajustes nos valores médios das mensalidades escolares.

O segundo grupo que teve alta foi comunicação (0,94%). Houve aumento nos planos básicos de internet (1,89%) e queda nos planos básicos de telefonia móvel (-0,92%).

O grupo transporte novamente apresentou queda (-1,49%) devido à queda nos preços do etanol (-4,89%), gasolina (-0,92%) e diesel (-0,80%). Como previsto no relatório anterior, a intensificação da moagem da cana-de-açúcar e a manutenção da desoneração tributária sobre os combustíveis contribuíram diretamente para esses resultados.

Também no grupo habitação houve diminuição geral (-1,97%). O destaque de alta foi com os produtos de limpeza geral da residência (1,48%). Já as principais quedas ocorreram com o gás de cozinha (-4,66%) e itens de higiene pessoal (-0,56%).

Por fim, o grupo alimentação foi o que apresentou maior queda neste mês (-4,37%). Os produtos com maiores altas foram leite integral (9,05%) e alface (8,74%) ocasionadas por uma queda na oferta e diminuição da produtividade. Por outro lado, as maiores diminuições se deram com a batata (-26,45%), alho (-25,91%), cebola (-25,57%) e tomate (-18,84%) que foram favorecidos pelo clima que permitiu a intensificação da colheita da safra de verão da maioria dos hortifrutigranjeiros.

Após as seguidas altas ocorridas no último trimestre de 2022, no mês de janeiro foi verificada uma deflação em Varginha. Destaca-se que a melhoria na oferta de alguns produtos alimentícios foi fundamental para o resultado do IMPC neste mês.

O grupo alimentação foi o principal responsável pela deflação, visto que se excluirmos esse grupo haveria uma tênue inflação. Tal fato reforça a necessidade de políticas voltadas para a melhoria da produção e distribuição agrícola a fim de minimizar as volatilidades de safra. O destaque de alta ficou com o grupo educação, o que é comum nos primeiros meses do ano em virtude dos reajustes de mensalidades escolares.

Importante destacar que o acumulado da inflação na cidade de Varginha em 12 meses foi de 9,43%, sendo maior que o reajuste do salário mínimo que atingiu 7,42% no início deste ano. Reiteramos que as previsões dos analistas econômicos indicam que em 2023 a inflação ainda continuará alta, porém em patamar menor que 2022. Para um melhor horizonte de projeção para esse ano espera-se o direcionamento do novo governo sobre como será a política de preços da Petrobras, as ações de incentivo à produção e oferta no mercado interno, bem como o comportamento que ocorrerá na taxa de câmbio.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos